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  • TOMASI, Elaine; BARROS, Fernando C.; VICTORA, Cesar G. (Caderno de Saúde Pública - v. 12, n. 1, p. 15-19, 1996)
    Com base em duas cortes de crianças nascidas na zona urbana de Pelotas, Rio Grande do Sul – 6.011 em 1982 e 5.304 em 1993 –, foi possível comparar alguns indicadores sócio-econômicos e características da habitação de ...
  • CARNEIRO, Pedro; HECKMAN, James J. (NBER WORKING PAPER SERIES - National Bureau of Economic Research - Working Paper 9495, 2003)
    Este artigo considera políticas alternativas para promover a formação de habilidades que são direcionadas para diferentes estágios do ciclo de vida. Demonstramos a importância das habilidades cognitivas e não cognitivas ...
  • ARAÚJO, Cora Luiza Pavim (Food and Nutrition Bulletin - v. 25, n. 1, p. S 53-59, 2004)
    O site sul-americano de Estudo Multicêntrico de Referência de Crescimento (MGRS) da Organização Mundial de Saúde (OMS) foi Pelotas, Brasil. A amostra para o componente longitudinal foi extraída de três hospitais que respondem ...
  • WATANABE, K. (Nutrition - v. 135, n. 8, p. 1918-1925, 2005)
    Pouco se sabe sobre os benefícios a longo prazo das intervenções que visam promover programas de desenvolvimento da primeira infância. O objetivo desta pesquisa foi determinar se uma intervenção de desenvolvimento da ...
  • MALUCCIO, John A. (FCND Discussion Paper/ International Food Policy Research Institute - v. 207, 62 p., 2006)
    A nutrição da primeira infância é pensada para ter efeitos importantes na educação, amplamente definida para incluir várias formas de aprendizagem. Avançamos para além da literatura anterior sobre a nutrição da primeira ...
  • HECKMAN, James J.; STIXRUD, Jora; URZUA, Sergio (NBER Working Paper / Journal of Labor Economics - n. 12006, 2006)
    Este artigo estabelece que um vetor de baixa dimensão de habilidades cognitivas e não cognitivas explica uma variedade de mercado de trabalho e resultados comportamentais. Para muitas dimensões do desempenho social, as ...
  • CUNHA, Flavio; HECKMAN, James J. (American Economic Review P&P - v. 97, n. 2, p. 31-47, 2007)
    Este artigo apresenta modelos formais de desenvolvimento infantil que captam a essência dos achados recentes da literatura empírica sobre desenvolvimento infantil. O objetivo é fornecer estruturas teóricas para interpretar ...
  • CARNEIRO, Pedro; CRAWFORD, Claire; GOODMAN, Alissa (CEE DP - v. 92, 2007)
    Neste artigo, analisamos as conseqüências e determinantes das habilidades cognitivas e não cognitivas (sociais) aos 11 anos, usando dados da Grã-Bretanha da National Child Development Survey (NCDS). Documentamos a importância ...
  • REYNOLDS, J. A. (Archives of Pediatric and Adolescent Medicine - v. 161, n. 8, p. 730-739, 2007)
    A participação em uma intervenção escolar iniciada na pré-escola foi associada a uma ampla gama de resultados positivos. Os resultados fornecem evidências de que os programas de educação precoce estabelecidos podem ter ...
  • GRANTHAM-MCGREGOR, Sally (The Lancet - v. 369, n. 9555, p. 60-70, 2007)
    Muitas crianças menores de 5 anos em países em desenvolvimento estão expostas a riscos múltiplos, incluindo pobreza, desnutrição, saúde precária e ambientes domésticos não estimulantes, que prejudicam seu desenvolvimento ...
  • CUNHA, Flavio; HECKMAN, James J. (Journal of Human Resources - v. 43, n. 4, p. 738-782, 2008)
    Este artigo estima modelos de evolução das habilidades cognitivas e não cognitivas e explora o papel dos ambientes familiares na formação dessas habilidades em diferentes estágios do ciclo de vida da criança. Central para ...
  • HECKMAN, James J. (Economic inquiry - v. 46, n. 3, p. 289-324, 2008)
    Este papel discute (a) o papel da capacidade cognitiva e não cognitiva na formação de resultados adultos, (b) o surgimento precoce de diferenciais em habilidades entre crianças de famílias favorecidas e crianças de famílias ...
  • CUNHA, Flavio (Educação Básica no Brasil: Construindo um Futuro Melhor, Capítulo 5 - p. 95‐116, 2009)
    A idéia de que a educação é importante para o crescimento pessoal e o desenvolvimento das nações é antiga. A constatação de que o déficit educacional brasileiro é um dos maiores entraves ao progresso do país também vem se ...
  • CUNHA, Flavio; HECKMAN, James J. (CESifo Journal for Institutional Comparisons - v. 7, n. 4, p. 22-28, 2009)
    Este artigo resume os resultados da literatura recente sobre desenvolvimento infantil e apresenta um modelo que os explica. Um modelo fiel à evidência deve reconhecer que (a) influências parentais são fatores-chave que ...
  • CUNHA, Flavio; HECKMAN, James J. (Journal of the European Economic Association - v. 7, n. 2-3, p. 1‐48, 2009)
    Pesquisas recentes sobre a economia do desenvolvimento humano aprofundam a compreensão das origens da desigualdade. Ele se baseia e contribui para a psicologia da personalidade e a psicologia do desenvolvimento humano. As ...
  • ROSEN, Jeffrey A. (RTI International Nº BK-0004-1009, 2010)
    Neste livro, nos concentramos em atributos não cognitivos que podem ser quantificados quantitativamente e que têm sido associados com a influência de resultados acadêmicos para estudantes em pré-kindergarten até a 12ª ...
  • CUNHA, Flavio; HECKMAN, James J. (NBER WORKING PAPER SERIES - National Bureau of Economic Research - p. 381‐414, 2010)
    Este artigo revisa a literatura recente sobre a produção de habilidades de jovens. A literatura apresenta a multiplicidade de habilidades que explicam o sucesso em uma variedade de resultados de vida. Habilidades não ...
  • CUNHA, Flavio; HECKMAN, James J.; SCHENNACH, Susanne M. (Econometrica - v. 78, n. 3, p. 883-931, 2010)
    Este artigo formula e estima funções de produção em vários estágios para as habilidades cognitivas e não cognitivas das crianças. As habilidades são determinadas pelos ambientes parentais e investimentos em diferentes ...
  • HELMERS, Christian; PATNAM, Manasa (Journal of Development Economics - v. 95, n. 2, p. 252-66, 2011)
    Com base nos avanços recentes na literatura e usando um conjunto de dados ricos para duas coortes de crianças com idade entre um e doze anos para Andhra Pradesh, Índia, investigamos os determinantes das crianças cognitivas, ...
  • HECKMAN, James J.; RUBINSTEIN, Yona (American Economic Review - v. 91, n. 2, p. 145-49, 2011)
    Este trabalho discute os efeitos das estimativas de auto-relatados medidas de persistência, auto-estima, otimismo, preferência temporal, e assim por diante, mesuring sobre os resultados de ganho e escolaridade, lingthning ...

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