Abstract:
Estudamos os efeitos intergeracionais da educação materna sobre o desempenho cognitivo das crianças, problemas comportamentais, repetição de graus e obesidade. Abordamos a endogeneidade da escolaridade materna, instrumentalizando-a com variação nos custos escolares durante a adolescência materna. Usando dados combinados das mulheres participantes do National Longitudinal Survey of Youth 1979 (NLSY79) e seus filhos, podemos controlar a capacidade da mãe e os fatores de fundo da família. Nossos resultados mostram retornos intergeracionais substanciais para a educação. Para crianças de 7-8 anos, por exemplo, nossos resultados de IV indicam que um
Ano de escolaridade da mãe aumenta o desempenho da criança em um teste de matemática padronizada em quase 0,1 de um desvio padrão, e reduz a incidência de problemas comportamentais. Nosso conjunto de dados nos permite estudar uma grande variedade de canais que podem transmitir o efeito da educação materna para a criança, incluindo o ambiente familiar e os investimentos dos pais em diferentes idades da criança. Constatamos que os efeitos sobre a renda, o parto tardio e o acasalamento assistido são provavelmente importantes, e mostramos que a educação materna leva a diferenças substanciais na oferta de mão-de-obra materna. Nós investigamos a heterogeneidade nos retornos, e apresentamos resultados focando em estágios muito iniciais na vida da criança. Discutimos problemas potenciais de instrumentos fracos e nossos resultados são robustos a mudanças em nossa especificação. Discutimos as implicações políticas e relacionamos nossas descobertas com a literatura sobre mobilidade intergeracional.