Mediating pathways in the socio-economic gradient of child development: Evidence from children 6-42 months in Bogota

DSpace/Manakin Repository

Mostrar registro simples

dc.contributor.author RUBIO-CODINA, M.
dc.contributor.author ATTANASIO, Orazio
dc.contributor.author GRANTHAM McGREGOR, S.
dc.date.accessioned 2017-05-25T18:34:14Z
dc.date.available 2017-05-25T18:34:14Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://acervodigital.mds.gov.br/xmlui/handle/123456789/1112
dc.description Acesse o artigo no link a seguir: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27885311 en_US
dc.description.abstract A pesquisa mostrou anteriormente um gap de cerca de 0,5 de um desvio padrão (DE) na cognição e desenvolvimento de linguagem entre o quartil de riqueza familiar superior e inferior em crianças de 6-42 meses em uma grande amostra representativa de famílias de baixa e média renda em Bogotá, usando as Escalas Bayley de Desenvolvimento Infantil e Criança. As lacunas no motor fino e desenvolvimento sócio-emocional foram cerca de metade desse tamanho. Os déficits de desenvolvimento aumentaram com a idade. O presente estudo explorou as associações entre o desenvolvimento infantil, o status socioeconômico do agregado familiar (SES) e um conjunto de potenciais variáveis ​​mediadoras - características parentais, fatores biomédicos da criança e qualidade do ambiente domiciliar - nesta amostra. Realizamos testes de mediação para quantificar a contribuição dessas variáveis ​​para o hiato SES e exploramos o papel da idade como moderador. A educação dos pais, particularmente a educação materna, ea qualidade do ambiente doméstico mediaram o hiato SES em todos os resultados examinados. Altura-para-idade mediada por uma pequena quantidade do défice em escalas de linguagem apenas. As mães mais educadas forneceram melhor estimulação domiciliar do que as mães menos educadas eo ambiente doméstico mediou parcialmente o efeito da educação materna. Esses resultados sugerem que nas intervenções destinadas a promover o desenvolvimento infantil, aqueles que se concentram na qualidade do ambiente doméstico devem ser eficazes. en_US
dc.language.iso en_US en_US
dc.publisher International Journal of Behavioral Development - v. 40, n. 6, p. 483-491 en_US
dc.subject Primeira Infância en_US
dc.subject Desenvolvimento Humano en_US
dc.subject Desenvolvimento infantil en_US
dc.title Mediating pathways in the socio-economic gradient of child development: Evidence from children 6-42 months in Bogota en_US
dc.type Artigos en_US


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Pesquisar


Busca avançada

Navegar

Minha conta