dc.contributor.author |
RUBIO-CODINA, M. |
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dc.contributor.author |
ATTANASIO, Orazio |
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dc.contributor.author |
GRANTHAM McGREGOR, S. |
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dc.date.accessioned |
2017-05-25T18:34:14Z |
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dc.date.available |
2017-05-25T18:34:14Z |
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dc.date.issued |
2016 |
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dc.identifier.uri |
http://acervodigital.mds.gov.br/xmlui/handle/123456789/1112 |
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dc.description |
Acesse o artigo no link a seguir: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27885311 |
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dc.description.abstract |
A pesquisa mostrou anteriormente um gap de cerca de 0,5 de um desvio padrão (DE) na cognição e desenvolvimento de linguagem entre o quartil de riqueza familiar superior e inferior em crianças de 6-42 meses em uma grande amostra representativa de famílias de baixa e média renda em Bogotá, usando as Escalas Bayley de Desenvolvimento Infantil e Criança. As lacunas no motor fino e desenvolvimento sócio-emocional foram cerca de metade desse tamanho. Os déficits de desenvolvimento aumentaram com a idade. O presente estudo explorou as associações entre o desenvolvimento infantil, o status socioeconômico do agregado familiar (SES) e um conjunto de potenciais variáveis mediadoras - características parentais, fatores biomédicos da criança e qualidade do ambiente domiciliar - nesta amostra. Realizamos testes de mediação para quantificar a contribuição dessas variáveis para o hiato SES e exploramos o papel da idade como moderador. A educação dos pais, particularmente a educação materna, ea qualidade do ambiente doméstico mediaram o hiato SES em todos os resultados examinados. Altura-para-idade mediada por uma pequena quantidade do défice em escalas de linguagem apenas. As mães mais educadas forneceram melhor estimulação domiciliar do que as mães menos educadas eo ambiente doméstico mediou parcialmente o efeito da educação materna. Esses resultados sugerem que nas intervenções destinadas a promover o desenvolvimento infantil, aqueles que se concentram na qualidade do ambiente doméstico devem ser eficazes. |
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dc.language.iso |
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dc.publisher |
International Journal of Behavioral Development - v. 40, n. 6, p. 483-491 |
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dc.subject |
Primeira Infância |
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dc.subject |
Desenvolvimento Humano |
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dc.subject |
Desenvolvimento infantil |
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dc.title |
Mediating pathways in the socio-economic gradient of child development: Evidence from children 6-42 months in Bogota |
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dc.type |
Artigos |
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