dc.contributor.author |
ANTUNES, Ana Silvia Martins Montrezol |
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dc.contributor.other |
Orientadora, Profa. Dra. Heloisa Collins. |
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dc.date.accessioned |
2015-02-20T13:25:57Z |
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dc.date.available |
2015-02-20T13:25:57Z |
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dc.date.issued |
2008 |
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dc.identifier.uri |
http://acervodigital.mds.gov.br/xmlui/handle/123456789/484 |
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dc.description |
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O PBF é recorte de público
Pesquisa de campo / estudo de caso |
en_US |
dc.description.abstract |
A fim de compreender como uma Comunidade Virtual de Ensino e Aprendizagem evolui para uma Comunidade Virtual de Ensino, Aprendizagem e Trabalho, o presente estudo buscou realizar uma análise, a partir de referenciais teóricos relativos às questões de aprendizagem e tecnologia, abordados por Garrison e Anderson (2001, 2003 e 2005); de elementos que compõem a Metafunção Interpessoal, desenvolvidos por Halliday (1991); e de elementos de Avaliatividade abordados por Eggins (1997) e White (2000) a partir de Martin (1994). Foram também utilizadas, para essa análise, as Funções da Mediação desenvolvidas por Gervai (2007) e pressupostos e conceitos andragógicos, estabelecidos por Chotguis (2007) e Tavares-Silva (2006), respectivamente. O corpus para a realização da pesquisa foram as mensagens postadas no fórum informal Café e no fórum Módulo 1 e 2 – 1ª fase e fórum Módulo 1 – 2ª. fase, que compõem o Curso Capacitação para Gestão e Aprimoramento do Programa Bolsa Família no Estado de São Paulo. A análise contemplou três fases distintas, observadas na Comunidade Virtual: 1ª fase – O primeiro contato do aluno/participante na comunidade; 2ª fase –.A Comunidade após sua reformulação; e 3ª fase – A comunidade próxima de seu término. O objetivo dessas fases era esclarecer como a mediação é realizada no início dos trabalhos da comunidade, como o mediador contribui para a formação e o fortalecimento de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem, Ensino e Trabalho e como os alunos/participantes interagem entre si. O objetivo maior, ao analisar as temáticas correspondentes a cada fase, foi compreender como uma Comunidade Virtual de Aprendizagem e Ensino evolui para uma Comunidade de Aprendizagem, Ensino e Trabalho. As mediações foram analisadas em cada uma dessas fases, assim como as ações dos alunos/participantes que passaram também a realizar mediações no ambiente virtual de aprendizagem |
en_US |
dc.description.sponsorship |
Dissertação apresentada à Banca Examinadora, como exigência parcial para obtenção do título de MESTRE em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a orientação da Profa. Dra. Heloisa Collins. |
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dc.language.iso |
pt |
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dc.publisher |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
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dc.relation.ispartofseries |
Dissertação - Mestrado Acadêmico; |
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dc.subject |
Comunidade virtual de ensino; Aprendizagem e tecnologia; Metafunção interpessoal; Mediação |
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dc.title |
A mediação na formação de uma comunidade de ensino, aprendizagem e trabalho |
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dc.type |
Thesis |
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