dc.contributor.author |
REIS, Alessandra Crystian Engles dos |
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dc.contributor.other |
Orientadora, Prof.ª Dra. Neusa Maria Dal Ri |
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dc.date.accessioned |
2015-02-27T19:44:47Z |
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dc.date.available |
2015-02-27T19:44:47Z |
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dc.date.issued |
2009 |
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dc.identifier.uri |
http://acervodigital.mds.gov.br/xmlui/handle/123456789/498 |
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dc.description |
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Análise de efetividade / avaliação de impacto
Pesquisa de campo / estudo de caso |
en_US |
dc.description.abstract |
O objetivo desse trabalho é verificar se há relação entre o recebimento do Programa Bolsa Família (PBF) e o rendimento escolar e sua possível contribuição para a emancipação social das famílias beneficiadas. A amostra desta pesquisa foi constituída por vinte alunos da 4.ª série do ensino fundamental, matriculados em escola pública na cidade de Cascavel – PR, e distribuídos em dois grupos. Um grupo foi composto por alunos que recebem o Bolsa Família (BF) e outro, o grupo controle, composto por alunos que não recebem o BF. Foram entrevistadas as famílias dos estudantes beneficiados pelo Programa e os profissionais da educação envolvidos com os alunos da amostra. Procedeu-se, também, a análise dos históricos escolares com destaque para as categorias média anual e frequência escolar dos vinte alunos. Constatou-se uma melhora na média por série no grupo que recebe o BF. O grupo apresentou, na 3ª série a média de 7.1, média maior do que a do grupo controle que obteve 6.9. As médias individuais do grupo que recebe o BF, em 80% dos casos, obtiveram aumento nas notas na 3ª série em relação à 1ª série. O grupo que recebe o benefício apresenta um aumento de 0.8 pontos, enquanto que o rendimento do grupo controle apresenta uma diminuição de 0.3 pontos ao longo dos três anos pesquisados. A relação da frequência escolar da 1ª para a 3ª série apresenta 50% de casos com aumento e 50% de casos com diminuição na frequência escolar dos alunos do BF. No grupo controle, apenas 20% dos casos apresentaram diminuição na frequência escolar. Conclui-se portanto que, passados cinco anos da implantação do PBF, de acordo com a percepção da amostra estudada, há uma melhora das condições de vida e consequente redução da condição de miserabilidade. |
en_US |
dc.description.sponsorship |
Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação em Educação da Faculdade de
Filosofia e Ciências de Marília/Universidade Estadual Paulista – UNESP, para a obtenção do titulo de Mestre em Educação. |
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dc.language.iso |
pt |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Estadual Paulista |
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dc.relation.ispartofseries |
Dissertação - Mestrado Acadêmico; |
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dc.subject |
Bolsa família; emancipação social; rendimento escolar; pobreza. |
en_US |
dc.title |
Bolsa Família: uma análise dos resultados sob a óptica educacional. |
en_US |
dc.type |
Thesis |
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