Bolsa Família: uma análise dos resultados sob a óptica educacional.

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dc.contributor.author REIS, Alessandra Crystian Engles dos
dc.contributor.other Orientadora, Prof.ª Dra. Neusa Maria Dal Ri
dc.date.accessioned 2015-02-27T19:44:47Z
dc.date.available 2015-02-27T19:44:47Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://acervodigital.mds.gov.br/xmlui/handle/123456789/498
dc.description Por questões de direitos autorais o Download deste material deve se feito pelo Link a seguir: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp090857.pdf Análise de efetividade / avaliação de impacto Pesquisa de campo / estudo de caso en_US
dc.description.abstract O objetivo desse trabalho é verificar se há relação entre o recebimento do Programa Bolsa Família (PBF) e o rendimento escolar e sua possível contribuição para a emancipação social das famílias beneficiadas. A amostra desta pesquisa foi constituída por vinte alunos da 4.ª série do ensino fundamental, matriculados em escola pública na cidade de Cascavel – PR, e distribuídos em dois grupos. Um grupo foi composto por alunos que recebem o Bolsa Família (BF) e outro, o grupo controle, composto por alunos que não recebem o BF. Foram entrevistadas as famílias dos estudantes beneficiados pelo Programa e os profissionais da educação envolvidos com os alunos da amostra. Procedeu-se, também, a análise dos históricos escolares com destaque para as categorias média anual e frequência escolar dos vinte alunos. Constatou-se uma melhora na média por série no grupo que recebe o BF. O grupo apresentou, na 3ª série a média de 7.1, média maior do que a do grupo controle que obteve 6.9. As médias individuais do grupo que recebe o BF, em 80% dos casos, obtiveram aumento nas notas na 3ª série em relação à 1ª série. O grupo que recebe o benefício apresenta um aumento de 0.8 pontos, enquanto que o rendimento do grupo controle apresenta uma diminuição de 0.3 pontos ao longo dos três anos pesquisados. A relação da frequência escolar da 1ª para a 3ª série apresenta 50% de casos com aumento e 50% de casos com diminuição na frequência escolar dos alunos do BF. No grupo controle, apenas 20% dos casos apresentaram diminuição na frequência escolar. Conclui-se portanto que, passados cinco anos da implantação do PBF, de acordo com a percepção da amostra estudada, há uma melhora das condições de vida e consequente redução da condição de miserabilidade. en_US
dc.description.sponsorship Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília/Universidade Estadual Paulista – UNESP, para a obtenção do titulo de Mestre em Educação. en_US
dc.language.iso pt en_US
dc.publisher Universidade Estadual Paulista en_US
dc.relation.ispartofseries Dissertação - Mestrado Acadêmico;
dc.subject Bolsa família; emancipação social; rendimento escolar; pobreza. en_US
dc.title Bolsa Família: uma análise dos resultados sob a óptica educacional. en_US
dc.type Thesis en_US


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