Resumo:
Este estudo analisa as dimensões da inclusão social do Programa Bolsa Família - PBF, principal ação de transferência de renda com condicionalidades instituída pelo governo brasileiro, em outubro de 2003. Nessa perspectiva, a pesquisa buscou problematizar os pressupostos delimitados pelo referido programa, cujas premissas são o enfrentamento da pobreza, o acesso das famílias a rede de serviços públicos e o desenvolvimento de ações voltadas para a inserção dessa população na esfera produtiva. Ao compreendermos que a intenção desta política social é, sobretudo, elevar os níveis de escolaridade dos beneficiários para interromper o chamado “ciclo da pobreza” entre as gerações, o estudo faz uma reflexão sobre a participação das famílias no programa e discute as possíveis mudanças que ocorreram no âmbito educacional após o ingresso destas no PBF. Nesse sentido, os procedimentos metodológicos utilizados foram: a aplicação de formulários aos pais e alunos, bem como a realização de entrevistas semi-estruturadas com os gestores do programa na cidade de Manaus. O trabalho revela que, embora tenha ocorrido uma diminuição na condição de privação das famílias no que se refere ao atendimento de suas necessidades imediatas bem como das dificuldades para a frequência dos educandos à escola. No entanto, o estudo aponta alguns entraves para consolidação dessa política social.