dc.contributor.author |
SANTOS, Danielle de Sousa |
|
dc.contributor.other |
Orientadora, Profª. Drª. Leda Maria de Oliveira Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2015-04-06T09:08:00Z |
|
dc.date.available |
2015-04-06T09:08:00Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://acervodigital.mds.gov.br/xmlui/handle/123456789/544 |
|
dc.description |
Por questões de direitos autorais o Download deste material deve se feito pelo Link a seguir: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp145260.pdf
Análise de efetividade / avaliação de impacto
Pesquisa de campo / estudo de caso |
en_US |
dc.description.abstract |
Considerando o destaque no âmbito das políticas públicas do Programa Bolsa Família como forma de combate à pobreza, considerando ainda o discurso governamental, segundo o qual, a educação é um elemento fundamental para inclusão social, considerando que o Programa Bolsa Família é uma política pública que pressupõe que o acesso à escola e a permanência na escola possibilitariam a inclusão social das famílias atendidas, este trabalho tem como objetivo analisar o Programa Bolsa Família implementado pela Lei 10.836/04, a fim de identificar os efeitos do programa no seu aspecto educacional pretendido, ou seja, o acesso à educação e a permanência na escola das crianças e jovens atendidos como meio de inclusão social. Para tanto analisamos os índices de faltas e o rendimento escolar de alunos de uma 8ª série em uma escola da rede estadual de São Paulo, localizada na União Vila Nova/Vila Nair distrito do Jacuí, Zona Leste da cidade, região com menor IDH-M do município de São Paulo. Além disso, realizamos entrevistas com quatro mães selecionadas a partir do rendimento das crianças; duas com bom rendimento, duas com baixo rendimento. Neste trabalho, utilizamos como principais bases teóricas as contribuições de Bourdieu, Lahire e Charlot referentes à exclusão escolar, considerada na perspectiva do fracasso escolar. Para esta análise recorremos a uma pesquisa empírica e qualitativa de dados obtidos através a análise documental dos prontuários das crianças e da transcrição das entrevistas. |
en_US |
dc.language.iso |
pt |
en_US |
dc.publisher |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
en_US |
dc.relation.ispartofseries |
Dissertação - Mestrado Acadêmico; |
|
dc.subject |
Bolsa Família; educação; exclusão escolar; sucesso escolar; inclusão social. |
en_US |
dc.title |
Uma análise do aspecto educacional do Programa Bolsa Família na União da Vila Nova/Vila Nair, bairro do município de São Paulo |
en_US |
dc.type |
Thesis |
en_US |