Abstract:
Este estudo está vinculado ao Grupo EduPesquisa da Linha de Pesquisa Educação, Estado e Sociedade, com ênfase em Representações Sociais e foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), do Estado de Santa Catarina, Brasil. Tem por objetivo compreender a representação social das ações sócio-educativas no Programa Bolsa-Família, sob a ótica das famílias beneficiadas. O Bolsa-Família trata-se de um programa de transferência de renda mínima, implementado pelo governo federal e destinado às famílias que vivem em situação de risco social. Os sujeitos da pesquisa foram dez famílias que residem no bairro Velha Grande do município de Blumenau, bairro são desenvolvidas ações sócio-educativas voltadas ao atendimento dessas famílias, com acompanhamento do poder público municipal. A pesquisa tem caráter qualitativo, valendo-se da entrevista semi-estruturada e do diário de campo como instrumentos para a coleta de dados e fonte de informações. Na análise e interpretação dos dados, a teoria e a metodologia das representações sociais foram utilizadas como forma de abordagem, vistos os vieses teóricos que viabilizam a compreensão dos saberes sociais construídos e elaborados pelos sujeitos. Como resultados, a pesquisa aponta para um processo de participação das famílias em ações sócio-educativas, mas com algumas dificuldades de inserção e acesso aos serviços sociais básicos de saúde, educação, habitação e assistência social. Nesse sentido, as atividades sócio-educativas não são vistas como possibilidades significativas por parte dos beneficiários do programa. Por outro lado, valorizam o papel da escola e o estudo como forma de seus filhos alcançarem ascensão social e no futuro, melhores condições de vida. Com relação ao benefício financeiro pago pelo Programa, o mesmo é utilizado para suprir as necessidades básicas de sobrevivência e manutenção da família, como: alimentação, vestuário, moradia, pagamento de água, luz e gás. Sendo assim, o Programa Bolsa Família se configura como uma política de governo, estabelecendo ações que visam superar a situação de pobreza da população; as ações sócio-educativas ficam atreladas a outras políticas públicas sociais.