Abstract:
A presente pesquisa tem como objetivo investigar o significado da educação para os inscritos no Programa Bolsa Família sob o enfoque da Psicologia Social Comunitária. A escolha do referido tema se deu a partir da prática e observação da pesquisadora junto a famílias economicamente desfavorecidas, em um Município da Grande Curitiba, tendo em vista que a pesquisadora desenvolve atividades há mais de dois anos na gestão pública municipal, e tem acesso aos dados reais sobre o funcionamento do Programa. O Programa Bolsa Família é desenvolvido pelo Governo Federal e visa à transferência de renda para famílias com renda per capita de até R$140,00 e que possuam em sua composição familiar crianças e adolescentes em idade escolar. Faz parte do contexto do programa o cumprimento de compromissos assumidos pelas famílias na área de educação e de saúde, compromissos estes chamados de “condicionalidades”. Em relação às famílias foi realizado entrevista com 16 titulares do sexo feminino inscritas no referido programa. Foram identificados os significados sobre o processo de escolarização da família, o papel e a participação dos pais no processo educativo de seus filhos, escola e a importância de se estudar, o contexto escolar, o que é Programa Bolsa Família, o valor recebido pelo benefício versus o atendimento das necessidades básicas, a influência do programa no retorno e/ou permanência escolar, mudança de vida proporcionada pelo programa, a escolha entre receber o valor monetário do Bolsa Família ou a oportunidade de um emprego e comentários sobre o Programa Bolsa Família na fala das entrevistadas. Quanto aos resultados estes indicam que a família tem consciência da importância da escolarização para seus filhos, e vê a educação como fator de crescimento e desenvolvimento pessoal. Porém, a participação da família tanto na educação como na comunidade não deve ser vista somente como receptora e sim como co-gestora das políticas públicas.