Abstract:
Considerando o destaque no âmbito das políticas públicas do Programa Bolsa Família como forma de combate à pobreza, considerando ainda o discurso governamental, segundo o qual, a educação é um elemento fundamental para inclusão social, considerando que o Programa Bolsa Família é uma política pública que pressupõe que o acesso à escola e a permanência na escola possibilitariam a inclusão social das famílias atendidas, este trabalho tem como objetivo analisar o Programa Bolsa Família implementado pela Lei 10.836/04, a fim de identificar os efeitos do programa no seu aspecto educacional pretendido, ou seja, o acesso à educação e a permanência na escola das crianças e jovens atendidos como meio de inclusão social. Para tanto analisamos os índices de faltas e o rendimento escolar de alunos de uma 8ª série em uma escola da rede estadual de São Paulo, localizada na União Vila Nova/Vila Nair distrito do Jacuí, Zona Leste da cidade, região com menor IDH-M do município de São Paulo. Além disso, realizamos entrevistas com quatro mães selecionadas a partir do rendimento das crianças; duas com bom rendimento, duas com baixo rendimento. Neste trabalho, utilizamos como principais bases teóricas as contribuições de Bourdieu, Lahire e Charlot referentes à exclusão escolar, considerada na perspectiva do fracasso escolar. Para esta análise recorremos a uma pesquisa empírica e qualitativa de dados obtidos através a análise documental dos prontuários das crianças e da transcrição das entrevistas.