Abstract:
Este estudo técnico discute aspectos conceituais e metodológicos acerca da pobreza
multidimensional, analisa a pertinência e utilidade de algumas das principais propostas
existentes – OPHI/PNUD, Cepal e Banco Mundial – e apresenta uma proposta de mensuração da pobreza multidimensional, sensível ao conjunto de ações e programas que o Brasil vem adotando para superação da fome e da pobreza. Trata-se, em boa parte, de nova edição de outro anterior – ETEC 06/2015 -, mas com ampliações significativas a partir das discussões suscitadas na Oficina “Pobreza Multidimensional: em busca de convergências conceituais e metodológicas para construção de Indicadores de Políticas de Desenvolvimento Social e Superação da Pobreza”, realizada em 25 e 26 de agosto de 2015 em Brasília, e com novos resultados e aprimoramentos realizados pelo Departamento de Monitoramento com respeito
ao cálculo das dimensões das métricas propostas e, também, incorporação da imputação da renda domiciliar nos domicílios sem rendimento domiciliar e sem declaração de rendimentos no rendimento domiciliar per capita na série PNAD 1992 a 2014.
Description:
Estudos Técnicos SAGI é uma publicação da Secretaria de Avaliação e Gestão da
Informação (SAGI) criada para sistematizar notas técnicas, estudos exploratórios,
produtos e manuais técnicos, relatórios de consultoria e reflexões analíticas produzidas na
secretaria, que tratam de temas de interesse específico do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para subsidiar, direta ou indiretamente, o ciclo de diagnóstico, formulação, monitoramento e avaliação das suas políticas, programas e ações. O principal público a que se destinam os Estudos são os técnicos e gestores das políticas e programas do MDS na esfera federal, estadual e municipal. Nesta perspectiva, são textos técnico-científicos aplicados com escopo e dimensão adequados à sua apropriação ao Ciclo de Políticas, caracterizando-se pela objetividade, foco específico e tempestividade de sua produção.
Futuramente, podem vir a se transformar em artigos para publicação: Cadernos de
Estudos, Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA) ou outra revista
técnica-científica, para alcançar públicos mais abrangentes.