Abstract:
Muitas crianças menores de 5 anos em países em desenvolvimento estão expostas a riscos múltiplos, incluindo pobreza, desnutrição, saúde precária e ambientes domésticos não estimulantes, que prejudicam seu desenvolvimento cognitivo, motor e social-emocional. Existem poucas estatísticas nacionais sobre o desenvolvimento de crianças pequenas nos países em desenvolvimento. Identificamos, portanto, dois fatores com dados disponíveis a nível mundial - a prevalência do atraso de crescimento na primeira infância e o número de pessoas vivendo em pobreza absoluta - a serem usados como indicadores de desenvolvimento precário. Mostramos que ambos os indicadores estão intimamente associados com o mau desempenho cognitivo e educacional em crianças e usá-los para estimar que mais de 200 milhões de crianças menores de 5 anos não estão cumprindo seu potencial de desenvolvimento. A maioria destas crianças vive no sul da Ásia e África subsaariana. Estas crianças desfavorecidas são susceptíveis de fazer mal na escola e, posteriormente, têm baixos rendimentos, alta fertilidade, e prestar cuidados pobres para os seus filhos, contribuindo assim para a transmissão intergeracional da pobreza.