Abstract:
Pouco se sabe sobre os benefícios a longo prazo das intervenções que visam promover programas de desenvolvimento da primeira infância. O objetivo desta pesquisa foi determinar se uma intervenção de desenvolvimento da primeira infância adicionada a uma intervenção nutricional durante idades pré-escolares teve efeitos duradouros sobre o desenvolvimento cognitivo de crianças em idade escolar em comunas da província de Thanh Hoa no Vietnã rural. O estudo incidiu sobre um total de 313 crianças com idade entre 6,5 e 8,5 anos (1ª e 2ª séries na escola primária) em 2 comunas que foram expostas a intervenção nutricional ou intervenção nutricional e de desenvolvimento da primeira infância (ECD) de 1999 a 2003. Medidas de altura E os resultados dos testes cognitivos (Raven's Progressive Matrices Test) foram coletados das crianças; As características do domicílio foram determinadas por entrevistas com mães. A análise longitudinal foi realizada através da integração dos dados com aqueles coletados das mesmas crianças em pesquisas anteriores. Foram detectados efeitos significativos da intervenção ECD em relação à intervenção nutricional. O efeito benéfico da intervenção ECD nas pontuações do teste cognitivo foi grande para as crianças mais nutricionalmente desafiadas cuja altura para a idade Z-escores declinou ou permaneceu no intervalo de estatura. Os resultados ajudam a fornecer insights úteis sobre o desenvolvimento de um modelo integrado eficaz de DPI e intervenção nutricional para crianças no Vietnã rural.