Resumo:
Neste artigo, analisamos as conseqüências e determinantes das habilidades cognitivas e não cognitivas (sociais) aos 11 anos, usando dados da Grã-Bretanha da National Child Development Survey (NCDS). Documentamos a importância dessas habilidades para a escolaridade, os resultados do mercado de trabalho e comportamentos sociais em várias idades, e analisar o papel do ambiente familiar e ambiente de aprendizagem em casa na formação dessas habilidades.
Esses achados juntos deixam claro que uma visão do mundo em que a habilidade é pensada como um objeto unidimensional é extremamente inadequada.
Além disso, mostramos que as habilidades cognitivas e não-cognitivas são fortemente dependentes do ambiente familiar e outras características do ambiente de aprendizagem em casa, e que isso é provável tanto por razões genéticas quanto ambientais. Mais importante ainda, nosso trabalho sugere que as habilidades sociais podem ser mais maleáveis do que as habilidades cognitivas, o que - se é verdade - sugere que pode haver maior margem para a política educacional para afetar as habilidades sociais, em vez de habilidades cognitivas.